Revisão antes da viagem

17.07.2016

As férias chegaram e com isso a oportunidade de viajar! Muitas pessoas pegam a estrada neste período e o mais importante é certificar-se que está tudo em ordem com o seu veículo! Confira a lista com alguns itens importantes para você checar antes de viajar!

 

 

Pneus

Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente a unidade: é um indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, havendo sérios riscos de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.

Desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade. É pouco se comparado a um pneu novo, com 8mm em média. Eles são vitais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida aquaplanagem.

Cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.

 

Rodas

Em rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.

 

Triângulo, macaco e chave de roda

Não confira apenas se os itens estão no carro. Faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada, por exemplo.

 

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

Muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada.

 

Barulhos na suspensão

Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada. As condições de nosso pavimento podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.

 

Imagem: UOL

Fonte: Quatro Rodas

Please reload

Últimos Posts
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square

FALE COM A GENTE

Ligue para a unidade mais perto de você ou envie uma mensagem abaixo.

Centro

Custódio

Marta Helena

Tubalina

(34) 3238.1415

(34) 3237.1415

(34) 3223.1415

(34) 3216.1415

(34) 99636-1415

Tem alguma dúvida ou gostaria de mais informações?
Mande sua mensagem:
  • Facebook - White Circle

Auto Escola Ribeiro © Copyright 2015