top of page

Mitos e Verdades sobre a Legislação de Trânsito

A legislação de trânsito brasileira é pouco conhecida pela maioria dos motoristas, de significados de placas, a novas regulamentações, muitas vezes fica difícil acompanhar as regras. Por isso, vamos compartilhar com vocês as principais dúvidas para você não levar aquela multa que você nem imagina que merece!

1 - Dirigir ou conversar com o policial sem camisa dá multa?

Não há nada no Código Brasileiro de Trânsito que preveja isso. A Polícia Rodoviária Federal também confirma que não vê problema no hábito. É mais uma lenda urbana, que ninguém sabe direito como surgiu. Basta ver nas cidades de praia. É comum que os motoristas dirijam despreocupadamente sem camisa.

2 - Quanto tempo posso rodar com um carro zero-quilômetro sem placa?

São só 15 dias, contando a partir da data do carimbo de saída na nota fiscal do veículo. Mas há limitações: a resolução 269 do Contran prevê que o carro pode circular apenas do pátio da fábrica ou da concessionária até o órgão de trânsito do município de destino. “Portanto, não é possível circular à noite ou nos fins de semana, períodos nos quais os órgãos de trânsito não funcionam”, diz o ex-policial e consultor técnico de trânsito José Bispo Moraes. Pelo mesmo motivo, evite as estradas: ao ser parado numa rodovia por um policial, você pode até argumentar que o carro foi comprado em uma cidade e você mora em outra, mas a chance de aborrecimento é grande. A multa é de R$ 191,54, com direito a 7 pontos no prontuário.

3 - Se eu tiver uma picape, posso dirigir sem a tampa da caçamba? A carga pode exceder a carroceria?

Se a placa da picape não estiver na tampa, não há qualquer impedimento em retirá-la. Mas, se houver uma carga que ultrapasse o comprimento da caçamba (como bicicletas ou motos), é possível retirar a tampa seguindo alguns procedimentos. Os volumes devem estar bem amarrados e sinalizados – durante a noite, isso deve ser feito obrigatoriamente com uma iluminação vermelha e um refletor vermelho. A carga não pode ultrapassar a largura da carroceria nem encobrir as lanternas originais da picape. O limite máximo que ela pode exceder para trás é até 60% do entre-eixos, medido a partir do eixo traseiro. Um exemplo real: a Fiat Strada tem 2,72 metros entre o eixo dianteiro e o traseiro; portanto, a carga não pode ultrapassar 1,63 metro contado a partir do eixo traseiro. Se a placa ficar encoberta ou estiver posicionada na própria tampa, será preciso fixar uma segunda placa em lugar visível. Para isso, procure o Detran ou o Ciretran de sua cidade. Já as picapes que oferecem extensor da caçamba, como a Fiat Toro e a Renault Oroch, estão devidamente de acordo com a lei, desde que a carga não ultrapasse os limites do extensor.

Fonte: Quatro Rodas

Imagem: Mauro Souza

Últimos Posts
Arquivo
Tags
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
bottom of page