Olá futuro motorista, seja bem vindo ao Centro de Formação de Condutores Ribeiro. Para sua maior comodidade demonstraremos “passo a passo” como funcionará seu processo de habilitação.

 

Requisitos para se candidatar a primeira habilitação:

  • Ser penalmente imputável (18 anos completos);

  • Saber ler e escrever;

  • Possuir documento de identidade e CPF.

 

Dividimos o processo da primeira habilitação em 3 etapas:

 

 

 

1ª Etapa: Exame Médico e Psicotécnico

 

 

Este é o primeiro exame a ser realizado pelo candidato. Neste o aluno passa por exame médico que consiste na avaliação física e visual e o exame psicotécnico que consiste na avaliação psicológica do candidato. Estes exames são realizados somente em clínicas autorizadas pelo DETRAN/MG.

 

Nesse primeiro momento o candidato deverá escolher qual categoria deseja para iniciar seu processo de habilitação, podendo optar pela categoria “B” (carro) ou “A” (moto), pois no Estado de Minas Gerais inicia-se primeiramente com uma e depois deverá fazer a adição da outra, se assim o desejar.

 

Para realizá-lo é necessário emitir:

 * DAE Inscrição para Exame de habilitação, e Guia do exame com seus dados e o endereço da clínica em que realizará seu exame, com a categoria pretendida. Emitido pela Auto Escola ou pelo site do DETRAN MG.

 

* Com o DAE pago, o aluno deverá juntar os documentos necessários e se dirigir à clínica indicada em sua guia no horário e dia agendados.  

 

Documentos necessários:

 

  • DAE de inscrição pago 48 horas anterior ao exame

  • Xerox RG + original

  • Xerox CPF + original

  • Comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação (em próprio nome ou no nome dos pais)

 

IMPORTANTE: Grande maioria das clínicas credenciadas pelo DETRAN em Uberlândia exigem que o RG do candidato seja recente e tenha sido emitido no máximo há 5 anos. Para o Exame Médico-Psicoténico é aceito a Carteira de Trabalho como substituta do RG, porém é indicado para todos os candidatos com RG emitido há mais de 5 anos tirar uma 2ª Via.

 

R$264,00 Valor a pagar pelo exame médico psicotécnico. Valor aceito somente em dinheiro.

 

 

Obs: em alguns casos será necessária a retirada da guia diretamente na unidade do CIRETRAN, como por exemplo:

 

  • Candidato já inscrito na BINCO (Base de Identificação Nacional de Condutores)

  • Candidato que já foi habilitado e perdeu por algum motivo sua permissão ou CNH.

 

 

 

Obs.: O aluno fica ciente que os valores das taxas terão alterações todo início de cada ano. Os valores poderão ser consultados no site do DETRAN-MG 

 

 

Com o resultado de apto emitido pela clínica em mãos, o aluno deverá procurar a Auto Escola Ribeiro e assim iniciar o curso teórico técnico (legislação).

 

 

**Importante: Informação do vencimento da pauta.

 

  • O exame médico e psicotécnico tem a validade de 5 anos ou menos a critério dos profissionais da clínica.

 

  • A pauta tem validade de 1 ano contado a partir da data do pagamento da taxa de Inscrição retirada no site do DETRAN. Caso o candidato não consiga concluir o processo de habilitação dentro desses 12 meses, deverá reiniciar o processo. Este reinício poderá ser feito anualmente até a data do vencimento do exame médico, podendo ou não aproveitar os cursos teórico-técnico de legislação e curso prático de direção veicular. Quando não houver o aproveitamento dos mesmos o candidato deverá refazer os cursos. Para maiores informações em relação a Reinicio de Pauta procurar a Auto Escola.

 

 

 

2ª Etapa: Curso Teórico – técnico de “Legislação”

 

 

 

A segunda etapa consiste na conclusão do curso Teórico - Técnico de Legislação feito no Centro de Formação de Condutores Ribeiro, e na aprovação da prova de legislação realizada pela 16ª Banca Examinadora do DETRAN / MG.

O Curso de Legislação tem a carga horária obrigatória de 45 horas/aulas presenciais, sendo que esta carga horária esta dividida em 5 temas:

 

  • 18 horas/aulas de Legislação

  • 16 horas/aulas de Direção Defensiva

  • 04 horas/aulas de Primeiros Socorros

  • 04 horas/aulas de Meio Ambiente

  • 03 horas/aulas de Mecânica   

 

As aulas são ministradas no Centro de Formação de Condutores Ribeiro, com duração de 50 minutos cada. O aluno pode assistir até 10 aulas por dia. A presença do aluno é registrada pela sua digital, por meio do leitor biométrico, no início e término de cada aula. 

 

O aluno deverá consultar o cronograma de aula da Unidade que optou por fazer seu curso teórico, para concluir os 5 temas exigidos totalizando as 45 aulas.

 

**Importante: Ao terminar a carga horária obrigatória o aluno deverá procurar a secretaria solicitando o registro do seu certificado teórico técnico (certificado de legislação), antes mesmo do pedido do exame de legislação.

 

Ao finalizar o Curso de Legislação o aluno é submetido a um teste interno para avaliar o aproveitamento do mesmo no curso, caso atinja 70% de aproveitamento é liberado pelo seu instrutor para realizar o Exame de Legislação.

 

Para marcar o exame o aluno deve se dirigir a secretaria do Centro de Formação de Condutores Ribeiro já com o certificado registrado.

 

 *Documentos necessários para marcação do exame de legislação:

 

  • Autorização do instrutor pela finalização e 70% de aproveitamento no teste interno.

  • DAE Exame de Legislação primeira Habilitação pago (Este DAE pode ser retirado no Centro de Formação de Condutores Ribeiro ou no site do Detran/MG, e deve ser pago nos bancos credenciados) 

 

 

**Lembramos que o aluno fará um pré-agendamento do exame de direção após ser considerado apto para realiza-lo. Por esse motivo o exame poderá sair a qualquer momento após o pedido, podendo adiantar ou atrasar, pois o Centro de Formação de Condutores depende da quantidade de vagas liberadas pelo CIRETRAN.

 

**Ao pedir a marcação do seu Exame de Legislação o aluno receberá um protocolo de marcação com a data que deverá retornar ao Centro de Formação de Condutores Ribeiro para retirar o comprovante de marcação de seu exame, contendo a data, horário e local a se realizar.

 

Instruções para o exame de Legislação:

  • Apresente-se com 30 minutos de antecedência, levar caneta azul ou preta.

  • Obrigatório: Levar documento de identidade original.

  • O comprovante da marcação entregue pela Auto escola.

  • Não será permitido o uso de vestimentas inadequadas, como: de bermuda, calção, mini saias ou camiseta cavada.

  • O Candidato ausente deverá pagar um novo DAE para remarcar exame.

 

O aluno será submetido a uma prova contendo 30 questões de múltipla escolha, devendo concluí-la dentro de uma hora. Para a aprovação é necessário que o candidato atinja 70% (setenta por cento) de aproveitamento.

 

Todas as unidades do Centro de Formações de Condutores Ribeiros estão equipados com Simulador Eletrônico idêntico ao utilizado no exame de legislação para que o aluno possa treinar e se familiarizar-se com o sistema.

 

 

APROVADO no Exame de Legislação:

 

 

Ao ser aprovado no exame de legislação é necessário que o aluno pague o DAE - EXPEDIÇÃO DE LICENÇA DE APRENDIZAGEM indispensável para as aulas práticas.

 

REPROVADO no Exame de Legislação:

 

**Importante: Conforme a resolução  168, Art 22. do CONTRAN o aluno reprovado deverá aguardar 15 dias de interstício para fazer um novo exame.

 

O aluno deverá comparecer no Centro de Formação de Condutores Ribeiro com um novo DAE Exame de Legislação pago ( este DAE pode ser retirado no Centro de Formação de Condutores Ribeiro ou no site do Detran MG, e deve ser pago no banco) e pagar pelo serviço para remarcar um novo exame. Os procedimentos são os mesmos acima para a primeira prova de legislação.

 

*Fica de responsabilidade do aluno atualizar sempre seus dados nos registros da Auto Escola para futuros contatos.

 

 

 

3ª Etapa: Direção

 

 

 

Bem vindo a terceira e última etapa do processo de habilitação, essa etapa consiste na conclusão das aulas de direção de moto, que possui uma carga horária mínima de 20 horas/aula, e com a aprovação do Exame de Direção Veicular realizada pela 16ª Banca Examinadora do DETRAN/MG.

 

Para iniciar o curso de direção é necessário estar com os seguintes documentos em mãos:

  • LADV;

  • RG recente e original;

  • Vale aulas emitido pelo Centro de Formação de Condutores Ribeiro.

 

 

Nesta etapa o aluno escolhe os horários e datas mais adequadas para realizar suas aulas. Disponibilizamos horários das 7h às 22h de segunda a sexta, e aos sábados das 7h às 11h. Todas as aulas são previamente agendadas na secretaria da Auto Escola ficando o aluno ciente que se necessário, a desmarcação das aulas deverão ser feitas com 24 horas de antecedência, ou perderá a aula e deverá adquirir outra.

As aulas de moto são ministradas no endereço:

Avenida Professor José Inacio de Souza, 1913 - Bairro Brasil
Próximo a Universidade da Criança.

 

A Auto Escola em caso de exame de moto, serviço de oficina ou alguma outra necessidade excepcional também poderá desmarcar as aulas necessárias, repondo logo na sequencia para não prejudicar os alunos.

As aulas de direção serão registradas por meio do leitor biométrico na pista de moto, para comprovar a presença mínima de 20 horas/aula, sendo 16 diurnas e 4 noturnas. Aulas diurnas são aquelas registradas no sistema biométrico antes de 18:00h e aulas noturnas aquelas registradas após as 18:00h. Podendo sofrer alteração a critério do CONTRAN.

​**  Finalizado o curso de direção de 20 aulas obrigatórias, o aluno deverá comparecer na secretaria para pedir o registro de certificado das aulas obrigatória.

 

 

** Importante dizer que a quantidade de 20 aulas obrigatórias, é uma carga horária mínima exigida pelo DETRAN/MG. Sendo que, na maioria das vezes não é suficiente para que o aluno esteja totalmente preparado para o percurso e as manobras necessárias para a realização do exame. Sendo assim, o instrutor que o acompanha irá deliberar da necessidade de se adquirir mais aulas.

 

Instruções para marcação do exame de direção de moto:

 

Estando apto para a realização do exame de direção de moto, o aluno precisa da autorização escrita pelo instrutor e deverá comparecer na secretaria da auto escola com os seguintes documentos:

 

  • DAE do EXAME DE DIRECAO OU REPETÊNCIA que poderá ser emitido na Auto escola ou no site do DETRAN.

  • Liberação do instrutor assinada com os dados do aluno.

  • LADV para verificação do vencimento e dados.

 

Lembrando que o aluno irá fazer um pré agendamento, após estar apto para exame, por esse motivo o exame poderá sair a qualquer momento após o pedido, podendo adiantar ou atrasar, pois o Centro de Formação de Condutores depende da quantidade de vagas liberadas pelo CIRETRAN.

 

Ao pedir a marcação do seu Exame de direção o aluno receberá um protocolo de marcação com a data que devera retornar ao Centro de Formação de Condutores Ribeiro para retirar do comprovante de marcação de seu exame, com data horário e local a realizar.

 

*Fica de responsabilidade do aluno atualizar sempre seus dados nos registros da Auto Escola para futuros contatos.

 

Os exames de direção de moto são realizados todas terças-feiras às 18h, salvo excessões. Os alunos deverão chegar ao local de exame com antecedência, ficando proibido a entrada de candidatos após as 18h.

 

 

REPROVADO no exame de direção veicular de moto:

 

**Importante: Conforme a resolução  168, Art 22. do CONTRAN o aluno reprovado deverá aguardar 15 dias de interstício para fazer um novo exame.

 

O aluno deverá comparecer na secretaria da auto escola com os seguintes documentos:

  • Novo DAE do EXAME DE DIRECAO OU REPETENCIA pago que poderá ser emitido na Auto escola ou no site do DETRAN.

  • LADV para verificação do vencimento e dados.

  • Novo aluguel do veículo pago, e mais aulas conforme a necessidade do aluno.

 

 

Sendo aprovado em todos as etapas o candidato, agora condutor, receberá pelo correios sua permissão para dirigir ( PPD) no prazo de ate 15 dias ou mais a critério do DETRAN e correios.

 

 

**Importante:

 

** O documento será entregue no endereço que o candidato forneceu na clínica, no momento do exame médico-psicotécnico. Deverá ter alguém no endereço com RG para o recebimento. Serão feitas três tentativas de entrega, se negativo o documento será devolvido ao órgão, podendo ser retirada pelo proprietário do documento.

 

** O candidato poderá acompanhar pelo site do DETRAN as etapas da emissão da sua CNH e ou PPD: 

 

**Após o período de um ano, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou habilitação definitiva é concedida desde que o motorista não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou seja reincidente em infração média. Para receber a CNH Definitiva o permissionário deverá pagar DAE referente a EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA DEFINITIVA.

1º HABILITAÇÃO

CATEGORIA A

MOTO

FALE COM A GENTE

Ligue para a unidade mais perto de você ou envie uma mensagem abaixo.

Centro

Custódio

Marta Helena

Tubalina

(34) 3238.1415

(34) 3237.1415

(34) 3223.1415

(34) 3216.1415

(34) 99636-1415

Tem alguma dúvida ou gostaria de mais informações?
Mande sua mensagem:
  • Facebook - White Circle

Auto Escola Ribeiro © Copyright 2015