ADIÇÃO

Olá motorista candidato a adição da categoria “A”, seja bem vindo ao Centro de Formação de Condutores Ribeiro. Para sua maior comodidade explicaremos o “passo a passo” de como funcionará seu processo de Adição ou Inclusão.

 

Dividimos o processo de adição de CNH A em etapas:

 

Primeiramente os requisitos para se candidatar a Adição de Moto.

 

*Ser habilitado;

 

 

 

1º etapa: Exame Médico

 

 

 

Procurar o Centro de Formação de Condutores Ribeiro para retirar a taxa e a guia para realizar o exame médico e anexar os seguintes documentos:

 

  • Taxa do DETRAN paga;

  • Guia da clinica

  • Xerox da CNH ou PPD e original.

  • Comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação (em próprio nome ou no nome dos pais)

  • R$ 116,00 Valor a pagar pelo exame médico. Valor aceito somente em dinheiro.

 

O condutor deverá informar ao atendente seu propósito de trabalhar com a categoria profissional ou não, pois nesse caso o candidato a adição deverá também fazer o exame psicotécnico para que venha na sua CNH a informação que: “exerce atividade remunerada”. Neste caso o aluno deverá pagar o valor de R$148,00 referente ao psicotécnico além do exame médico. Valor aceito somente em dinheiro.

 

 

IMPORTANTE: O aluno de adição de Categoria tem o prazo para concluir seu curso equivalente ao vencimento de sua PPD (Permissão para Dirigir) ou CNH Definitiva. Caso esse documento vença durante o processo de adição, o aluno terá que emitir sua CNH Definitiva (caso permissionário) ou renovar sua CNH e iniciar seu processo de Adição novamente. Logo, antes de iniciar seu processo de adição, o aluno deve verificar o vencimento desse documento para calcular se terá tempo suficiente para concluir o curso. 

 

 

 

2ª Etapa: Direção

 

 

 

Bem vindo a 2ª e última etapa do processo de Adição de Categoria. Esta etapa consiste na conclusão das aulas de direção de moto, que possui uma carga horária mínima de 15 horas/aula, e com a aprovação do Exame de Direção Veicular realizada pela 16ª Banca Examinadora do DETRAN/MG.

 

Para iniciar o curso de direção é necessário estar com os seguintes documentos em mãos:

  • LADV;

  • RG recente e original;

 

 

Nesta etapa o aluno escolhe os horários e datas mais adequadas para realizar suas aulas. Disponibilizamos horários das 7h às 22h de segunda a sexta, e aos sábados das 7h às 11h. Todas as aulas são previamente agendadas na secretaria da Auto Escola ficando o aluno ciente que se necessário, a desmarcação das aulas deverão ser feitas com 24 horas de antecedência, ou perderá a aula e deverá adquirir outra.

As aulas de direção serão registradas por meio do leitor biométrico na pista de moto, para comprovar a presença mínima de 25 horas/aula, sendo 12 diurnas e 3 noturnas. Aulas diurnas são aquelas registradas no sistema biométrico antes de 18:00h e aulas noturnas aquelas registradas após as 18:00h. Podendo sofrer alteração a critério do CONTRAN.

 

As aulas de moto são ministradas no endereço:

Avenida Professor José Inacio de Souza, 1913 - Bairro Brasil
Próximo a Universidade da Criança.

 

 A Auto Escola em caso de exame de moto, oficina ou alguma outra necessidade excepcional também poderá desmarcar as aulas necessárias, repondo logo na sequencia para não prejudicar os alunos.

​**  Finalizado o curso de direção das 15 aulas obrigatórias, o aluno deverá comparecer na secretaria para pedir o registro de certificado das aulas obrigatória.

 

 

** Importante dizer que a quantidade de 15 aulas obrigatórias, é uma carga horária mínima exigida pelo DETRAN/MG. Sendo que, na maioria das vezes acaba que não é suficiente para que o aluno esteja totalmente preparado para o percurso e as manobras necessárias para a realização do exame. Sendo assim, o instrutor que o acompanha irá deliberar da necessidade de se adquirir mais aulas.

 

 

Instruções para marcação do exame de direção de moto:

 

 

Estando apto para a realização do exame de direção de moto, o aluno precisa da autorização escrita pelo insttrutorautorizado pelo seu instrutor e com o  certificado já registrado, deverá comparecer na secretaria da auto escola com os seguintes documentos:

 

  • DAE do EXAME DE DIRECAO OU REPETÊNCIA que poderá ser emitido na Auto escola ou no site do DETRAN.

  • Liberação do instrutor assinada com os dados do aluno.

  • LADV para verificação do vencimento e dados.

 

Lembrando que o aluno irá fazer um pré agendamento, após estar apto para exame, por esse motivo o exame poderá sair a qualquer momento após o pedido, podendo adiantar ou atrasar, pois o Centro de Formação de Condutores depende da quantidade de vagas liberadas pelo CIRETRAN.

 

Ao pedir a marcação do seu Exame de direção o aluno receberá um protocolo de marcação com a data que devera retornar ao Centro de Formação de Condutores Ribeiro para retirar do comprovante de marcação de seu exame, com data horário e local a realizar.

*Fica de responsabilidade do aluno atualizar sempre seus dados nos registros da Auto Escola para futuros contatos.

 

Os exames de direção de moto são realizados todas terças-feiras às 18h, salvo exceções. Os alunos deverão chegar ao local de exame com antecedência, ficando proibido a entrada de candidatos após as 18h.

 

REPROVADO no exame de direção veicular de moto:

 

 

**Importante: Conforme a resolução  168, Art 22. do CONTRAN o aluno reprovado deverá aguardar 15 dias de interstício para fazer um novo exame.

 

O aluno deverá comparecer na secretaria da auto escola com os seguintes documentos:

  • Novo DAE do EXAME DE DIRECAO OU REPETENCIA pago que poderá ser emitido na Auto escola ou no site do DETRAN.

  • LADV para verificação do vencimento e dados.

  • Novo aluguel do veículo pago, e mais aulas conforme a necessidade do aluno.

 

Sendo aprovado em todos as etapas o candidato, agora condutor, receberá pelo correios sua permissão para dirigir ( PPD) no prazo de ate 15 dias ou mais a critério do DETRAN e correios.

 

 

**Importante:

 

** O documento será entregue no endereço que o candidato forneceu na clínica, no momento do exame médico-pscicotécnico. Deverá ter alguém no endereço com RG para o recebimento. Serão feitas três tentativas de entrega, se negativo o documento será devolvido ao órgão, podendo ser retirada pelo proprietário do documento.

 

** O candidato poderá acompanhar pelo site do DETRAN as etapas da emissão da sua CNH e ou PPD: 

 

**Se caso o aluno terminar o processo de adição de categoria A, ainda como permissionário da categoria B, receberá em casa uma nova PPD incluída as duas categorias (AB) com data da categoria incial (B). A CNH definitiva é concedida desde que o motorista não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima, ou seja reincidente em infração média. Para receber a CNH Definitiva o permissionário deverá pagar DAE referente a EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA DEFINITIVA.

CATEGORIA A

MOTO

FALE COM A GENTE

Ligue para a unidade mais perto de você ou envie uma mensagem abaixo.

Centro

Custódio

Marta Helena

Tubalina

(34) 3238.1415

(34) 3237.1415

(34) 3223.1415

(34) 3216.1415

(34) 99636-1415

Tem alguma dúvida ou gostaria de mais informações?
Mande sua mensagem:
  • Facebook - White Circle

Auto Escola Ribeiro © Copyright 2015